domingo, 3 de março de 2013

Levita ou músico?



Oi de novo, pessoal. Estou de volta hoje trazendo um tema proporcionalmente mais leve que o anterior. Vamos falar sobre o título de levita que é dado aos músicos das igrejas atualmente. E é uma coisa que causa muita confusão no meio das igrejas. Eu sou músico na igreja da qual faço parte e nunca concordei com essa forma de se referir ao ministério que eu participo. E o pior é ver pastores que deveriam dominar o conhecimento dobre a Palavra de Deus, concordando com esse tipo de colocação. Bom, vamos ao assunto. Esse tipo de colocação teve início e é, geralmente, feita em igrejas neo-pentecostais e coloca os músicos na posição de levita. E nessa postagem eu vou explicar pra vocês, como 2+2=4, porque os músicos das igrejas não devem ser chamados levitas.

Argumento científico

Antes de mais nada, devemos saber o que é ser um levita. Levitas são os descendentes da tribo de Levi, e na Bíblia, algumas dessas pessoas eram incumbidas de tarefas e responsabilidades tanto espirituais quanto políticas. Eles tinham o dever de ajudar a entregar os sacrifícios e conduzir o culto do povo de Israel a Deus, além de cuidar, montar e desmontar o tabernáculo e, mais posteriormente, cuidar do templo. No livro de Êxodo temos todas as funções do sacerdote e dos levitas e vemos que as responsabilidades e critérios são muitos. Eles existem até hoje no Judaísmo, porém, com a destruição do templo, suas responsabilidades foram diminuídas. Agora sim vamos explicar você músico, porque você não é um levita.

Argumento 1: Você é da tribo de Levi?
A não ser que você vá fundo em sua árvore genealógica e prove que tem sangue levita em suas veias, você não pode ser chamado levita. Além do mais, levita é um "sobrenome", coisa de família, não um cargo. Os cargos que os levitas podiam assumir eram o de sacerdote e ajudante do sacerdote Depois desse argumento eu não precisaria de mais nada. Mas aí vai outro.

Argumento 2: Ser levita não é, necessariamente ser músico
Haviam músicos levitas, mas nem todo levita era ou é músico. Ser levita vai muito além de ser músico leia em Levítico 16. Ser levita era limpar, montar, cuidar do tabernáculo e entrar na presença de Deus para entregar os sacrifícios e ofertas. O que era uma responsabilidade enorme, porque o sacerdote fazia o sacrifício por todo povo de Israel. E antes de levar o sacrifício deveria fazer um sacrifício por ele e sua família. Porque se entrasse na presença de Deus com algum pecado, seria morto num instante. Então você não é levita porque você não tem nem 1% dessas responsabilidades.

Isso é um Sacerdote levita

Isso não. É só um cara cantando e tocando violão


Argumento 3: Levitas não são mais necessários
Como eu disse antes, os levitas ainda existem. Mas no Judaísmo, uma religião completamente diferente do Cristianismo. Nós cristãos, lavados e remidos pelo Sangue do Cordeiro derramado na cruz, não temos necessidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas para se apresentar diante de Deus por nós. A partir do momento que o véu do Lugar Santo foi rasgado, qualquer um pode entrar na presença de Deus e entregar seu sacrifício de louvor, sua oferta e até mesmo para conversar com Deus. Então não precisamos de sacerdotes para nos representar na presença de Deus, porque agora temos livre acesso. 

Por esses motivos, músicos não devem ser considerados nem chamados levitas. E antes de ficar escandalizado com esse texto, lembre-se que tudo que está aqui está com base na Bíblia. O que eu faço aqui é explicar alguns temas difíceis ou que causam confusão no nosso meio. Qualquer reclamação fale com o Autor. Um abraço e obrigado a você que curtiu a página do facebook e tem divulgado. Seu apoio é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário